quarta-feira, 16 de setembro de 2015

ORIGENS

Cada um traz dentro de si os sinais de suas origens. É a terra, são os antepassados, avós, pais e pessoas com quem conviveu. A vida tem sempre a sua razão e o seu modo de ser e, assim, ela modela, molda, conforma.
Portanto, não é estranho que eu traga dentro de mim tanto da minha infância. Foram por essa época os primeiros contatos, as primeiras vivências, as primeiras amizades. E os primeiros conhecimentos se seguiram a tudo isso.
Meus avós me influenciaram por intermédio de meu pai e de minha mãe. Minha família me acompanhava, ensinava, encaminhava-me para a vida. De meu pai eu trouxe o modo amplo de ver o mundo e de me comunicar com os outros, o gosto de me expandir, principalmente pelas viagens. E ainda me restou a herança de uma incomensurável curiosidade. De minha mãe me vieram a tenacidade, o desejo de trabalhar e de vencer honestamente com o próprio esforço. Ela sempre procurou incutir nos filhos caráter firme e coragem para enfrentar a vida.
A cordialidade, a amizade, o carinho foram aperfeiçoados pelas irmãs mais velhas. Sempre cuidaram e zelaram por mim. A irmã e o irmão mais novos me ensinaram a ser cuidadoso com eles.
E os parentes, o que não fizeram por mim? Tudo que podiam e mais, mesmo o que era difícil para eles. Assim também agiram vizinhos e amigos. Pessoas que me visitavam, conversavam e me acompanhavam em muitos passos da vida.
Desse modo, as minhas origens só me ajudaram no meu crescimento físico, intelectual, afetivo. Sou o que sou, e não gostaria de ter sido ou de ser diferente. Quero permanecer eu mesmo e sempre guiado pelas qualidades daquelas pessoas e de tudo que fez parte das minhas origens.

Nenhum comentário: